Página carregando...

publicidade

Aplicativo "PMRO Cidadão": Uma Nova Ferramenta para Agilizar a Proteção da População

Aplicativo “PMRO Cidadão” facilita e agiliza proteção da população

Criado pelo governo de Rondônia, o aplicativo “PMRO Cidadão” tem como objetivo facilitar o registro de ocorrências e denúncias. O app permite o envio de fotos, vídeos ou áudios, além de localizar com precisão o incidente. As vítimas de violência doméstica têm a opção de acionar proteção através do “botão do pânico”, recebendo assistência especializada.

Uma das principais vantagens do aplicativo é que, ao contrário do 190, onde o cidadão precisa falar com um atendente, no aplicativo, o usuário é direcionado diretamente para o envio de dados, aumentando a agilidade no atendimento e na chegada de uma equipe da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO). O aplicativo também proporciona inclusão, permitindo o envio de dados por pessoas com deficiência auditiva e palatal.

publicidade

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, o aplicativo aproxima ainda mais a PMRO da comunidade, melhorando a comunicação e o atendimento à população. O app está sempre disponível, assim como os totens e o número 190.

O diretor do Centro Integrado de Operações (Ciop), tenente-coronel PM Alex Miranda, destacou a facilidade de registrar denúncias, o que inclui atendimento emergencial e consulta a ocorrências anteriores. O aplicativo também oferece dicas de segurança e um painel com as redes sociais da PMRO.

Com o uso do aplicativo, as ocorrências são enviadas diretamente para o despacho de uma viatura, melhorando o fluxo de resposta. O aplicativo está em funcionamento desde 2021 e pode ser baixado gratuitamente. Para utilizar o serviço, é necessário se cadastrar, fornecendo informações que são utilizadas apenas pela Polícia Militar para garantir a segurança do cidadão. A divulgação de informações falsas é proibida e passível de sanções legais, conforme o Artigo 340 do Código Penal Brasileiro.

Veja também: